domingo, 27 de janeiro de 2013

Carro moderno não precisa esquentar o motor; Será mesmo??








É no minimo curioso, como os manuais dos carros modernos, e as recomendações, tem pelo tema praticamente um dogma ortodoxo, quando se fala em aquecer o motor antes de colocar o veiculo em movimento.  Além de que, além de dizer desnecessário a pratica, eles consideram praticamente uma heresia, contendo até paravras como "Nunca", com argumento de gasto execivo de combustivel.

Ha de considerar que a injeção eletronica trouxe muitas soluções no funcionamento dos motores, que fez desnecessário o uso de alguns procedimentos comuns nos carros anitgos, mas ao meu ver, pela manhã ao ligar o carro, só se verificarm por não precisar afogador ou injetar gasolina manualmente nos carros a álcool.
Ao longo dos anos, pouco, ou quase nada, mudou no conjunto movel dos motores...   O sistema ainda é dotado das mesmas peças;  Conjunto de pistões, bielas, virabrequim, comando de valvulas e bomba de oleo, ah!!  Tocamos no assunto!  A lubrificação.  Ora pois, se o oleo só atinge uma viscosidade ideal após certa temperatura do motor, sua eficiencia é atingida na medida certa nessa ocasião, não é mesmo?

Então vamos usar do bom senso, a tecnologia trouxe inovações, mas não vamos esquecer de que todos os dias pela manha, precisamos esticar os musculos antes de sair pra trabalhar.
Com os motores não é diferente, além de um consumo elevado com o motor trabalhando frio, é tambem um contra-senso, ter um sistema de  arrefecimento tão rigoroso nos carros modernos, que trabalham em temperatura cada vez mais alta e estavel, bater a chave e sair no mesmo instante.   Claro que ele aquece mais rapido andando, mas vc nao perde por esperar um minutinho para que o oleo circule pelo motor e a rotação diminua um pouco, dando sinal de temperatura subindo, o ponteiro se mexeu? pronto.

 Uma coisa é o que o fabricante recomenda pra te vender carro todos os anos e entupir nossas ruas, outra coisa é conhecer um pouco sobre o funcionamento do seu motor, porque a propósito, as retificas estão lotadas de  motores com menos de 10 anos de uso, equanto carros antigos tem sua primeira retifica ao 30.




 Sds



Conde L. Terranova

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo plenamente contigo, é claro que houve uma grande evolução nos motores, o que até aumentaria a vida útil destes, o que se torna um problema para indústria que precisa vender peças e veículos novos, então a indústria sabe que seu motor pode rodar 300 ou 400 mil km se tiver uso adequado, portanto é melhor instruir o proprietário a usa-lo inadequadamente para que esse motor dure menos de 200 mil km.
Hoje em dia temos muitos proprietários de veículos que fazem pequenos trajetos diários, minha esposa roda 4 km para ir trabalhar e mais 4 km para voltar, se ela não aquecer o motor antes de sair vai rodar sempre com o motor frio, ou seja, na condição mais severa possível.