sexta-feira, 10 de julho de 2020

Restauração: Caloi Barraforte 1982.

Recentemente dando uma vasculhada no OLX em busca de uma bicicleta para restaurar, dei de cara com uma peça bastante interessante abandonada. O anúncio se referia a uma bicicleta Caloi Barraforte 79, canibalizada, sem guidão nem roda dianteria, mas posteriormente verifiquei que o ano dela é 1982. Rodei 21km atravessando a cidade e a trouxe rebocada na minha Barra circular. Abaixo publiquei uma sequência de vídeos desse resgate no meu canal:









História da Barraforte:

Substituindo a famosa Caloi Arco Duplo, a primeira geração da Barraforte foi lançada em 1977 para competir com a Barra Circular, grande sucesso da Monark, entrando na briga dentre as bicicletas utilitárias para uso rural e urbano cuja característica marcante é a robustez e a resistência para o trabalho e rotina diária de uso, bem como manutenção simples e barata. Além da Barraforte, entraram na briga também, as obscuras Peugeot Combate e Brandani BC2-A, esta última parecida com a Monark.
Inicialmente a primeira geração, que durou de 77 a 83, se caracterizava pelo bagageiro reforçado, e quadro com duas barras curvas embutidas por uma chapa de metal ligando o tubo do selim ao tubo inferior (Downtube), além de duplo cobre-corrente.

        Folheto de lançamento da Barraforte 77, (acima a Caloi Arco Duplo, sua antecessora) Foto: Museu da bicicleta - Facebook.

Em 1979 é lançada as versões Luxo e Super Luxo que contava com opcionais como farol e Dínamo japonês "Mitsuba", e novos grafismos coloridos. As versões da Barraforte aparecem no catálogo da Caloi como L e SL. Em 1981 é lançada a Super Luxo 3, que adicionava uma relação de 3 marchas com câmbio japonês Suntour, emprestado da Caloi 10, e os grafismos ficam mais sóbrios, com ângulos retos e com variação de cores conforme a cor da bicicleta.



A segunda geração da Barraforte viria em 82, conhecida também como Pescoço de Ganço pelo seu desenho pitoresco. Esta geração foi a primeira a contar com o inédito assento para passageiro no tubo superior, revestido de estofado, mostrando o esforço da Caloi em buscar soluções de versatilidade para desbancar a invencível Monark Barra Circular, que seguia na liderança invicta. Trazia também pela primeira vez, opção de sistema de freios a cabo de tipo "Side Pull".
Devido talvez ao seu desenho controverso, a nova Barraforte não viria a substituir a primeira geração, coexistindo juntas como versões diferentes.


 Catalogo Caloi 82, apresentando a Nova Barraforte, inicialmente na versão S, Foto: Museu da bicicleta - Facebook.





Em 1984, sai de linha a primeira geração, levando consigo também a segunda (Pescoço de ganço), e é lançada então a Barraforte GL, geração que ficaria sendo a mais conhecida por ter atingido sucesso relativo. Assim como ocorrera com a antecessora de 2º geração, o quadro ganharia angulo mais baixo, se adaptando a grande variação de estatura do brasileiro.


 3º Geração da Barraforte 1984, Foto: Museu da bicicleta - Facebook

 O refoço duplo do quadro sustentava assento estofado para passageiro e dois acabamentos plásticos próximo a caixa de direção, com a logo da Caloi. O quadro se tornava mais robusto e resistente, fato que garantiu algum espaço na dura concorrência com a Barra Circular. No ano seguinte, na linha 85, adotaria cobre corrente de peça única.
Provavelmente com os resultados positivos ao copiar características bem sucedidas da Monark Barra Circular, com a intenção de substituir a Barraforte de 3ª geração, já em 1986 a Caloi lança a Super C, carregando nomenclatura diferente possivelmente na tentativa de se desassociar da concorrente, trazia a mesma estrutura da antiga, mas com um conhecido elemento: O círculo como reforço do quadro. A nova Barraforte começaria então a perder sua identidade até se tornar uma bicicleta satélite de sua oponente da Monark. Contudo assim como ocorrera em 82 não substituiu a antiga, coexistindo com 3ª geração que continuaria em linha até pelo menos 1990, apenas como versões diferentes.

                                                                                         Barraforte 86

A Caloi Super C foi a penúltima geração da Barraforte, já com o mesmo desenho da sua concorrente Barra CircularFotos: Museu da bicicleta - Facebook.

A partir de inicio dos anos 90, sai de linha a Super C e chega a 5ª e última geração da Barra Forte, aposentando  os freios de tipo Inglês (varão), adotaria freios a cabo "cantilever" ou contrapedal, e aros de alumínio. Mais leve e de produção simples e mais barata já não tinha a mesma robustez anterior, o que deixava abaixo da Barra Circular que seguia com a mesma estrutura. A febre da MTB deixou o seguimento das bikes utilitárias, assim como todos os outros em segundo plano e a forte desindustrialização do país inundou o mercado de bicicletas e peças importadas, iniciando assim o declínio das duas grandes concorrentes nacionais Caloi e Monark, que já não produziam seus próprios componentes. A Barraforte permaneceria sem grandes alterações até ser, por fim, retirada de linha em 2011, como parte da reformulação da Caloi para a venda da tradicional fabricante brasileira a estadunidense Cannondale que ocorreria em 2013.

                                                        Ultima geração da Barraforte, aposentada em 2011.

Atualmente apenas a Monark Barra Circular continua em fabricação, dentre suas várias cópias de quadros de origem variada que inundaram o mercado. Embora nunca tenha atingido o sucesso de sua concorrente, a Barraforte marcou época pelo desenho bonito e original da sua primeira e terceira geração, sua versatilidade e resistência, além de curiosamente ter seu nome bastante conhecido a ponto de ser confundida constantemente, por costume de erro, à Barra Circular como se fossem a mesma bicicleta. Isso revela que o esforço publicitário da Caloi para emplacar a Barraforte deve ter sido tão grande que teve efeito contrário, beneficiando assim sua principal concorrente de nome semelhante.

Agradecimentos: Museu da Bicicleta - Catálogos e propagandas.

Conde L. Terranova




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